"Mesmo que não escrevas livros, és escritor da tua vida.
Mesmo que não sejas Van Gogh, podes fazer de tua vida uma obra de arte."

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ministração da Rede da Família

I Tm 5.8 Mas, se alguem não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua familia, negou a sua fé e é pior que o infiel.

Comunicação e aliança na familia

Gn 2. 16-24

- Vs 16-17 Deus faz uma aliança com o homem (Família)

- Vs 19 Deus dá autoridade ao Homem sobre os animais (simbolizando autoridade/liberdade e dominio)

- Vs 24 Família é cosntituida pelo esposo e esposa (Gn 12.1)

A comunicação deve ser eficaz entre esposa e esposo e as decisões devem ser tomadas entre sí e bem discutidas entre eles sem levar em consideração a vida que tinham antes como solteiros onde os pais decidiam e influênciavam sobre todas as ações. Não devemos esquecer nossos pais e sempre honrra-los Ex 20.12, entretanto, não são os pais que devem ser priorizados e sim a nova família constituida (esposo, esposa e filhos).

Gn 3.1-24

- Vs 1-6 A quebra de aliança por falha na comunicação/diálogo. Deus faz a aliança primeiramente com Adão, porém fica claro no Vs 3, que Eva sabia d a aliança que foi feita ou seja, em algum momento houve essa comunicação, esse diálogo mas que naquele momento essa comunhão, esse dialogo entre a família estava fragilizado a ponto de a mulher dar ouvidos a Serpente “Satanás”. I Sm 2.25 Os filhos de Eli não davam e não ouviam as instruções de seu pai e por Isso e por seus pecados O Senhor os queria matar.

- Vs 8-12 A quebra de aliança gera desestruturação da família. Deus criou o Homem e mulher, ou seja, família de Deus; quando houve a quebra de aliança tiveram vergonha de Deus por que estavam nus e isso prejudicou o relacionamento com Deus pois eles começaram a se esconder com sentimento de vergonha, culpa, temor Etc. Além da relação com Deus ter sido prejudicada, a relação entre eles também sofreu pois a primeira reação do Homem quando Deus lhe pergunta se comeu da árvore que tinha sido ordenado que não comesse foi a de acusar a sua esposa, ou seja, a discordia entra no coração do homem por falta de uma comunicação, eficaz que poderia ter sido feita anteriormente entre eles e pela quebra de aliança.

- Vs 16-19 A quebra de aliança tem concequências ruins, inclusiva a morte (Vs 23-24)

Quando a falha de comunicação/diálogo na família:

1º Há falha de comunhão com Toda família e com Deus;

2º Há desestruturação familiar, social, e espiritual (ex: Os filhos de ELI);

3º A família fica vulneravel a uma provavel quebra de aliança;

4º Há um provavél distanciamento de Deus.

At: 16. 30-34 Para que tenhamos a Salvação de nossa família, temos de Crêr no Senhor e seguilo.

(Quando acreditamos em algo, ou em alguem, agimos conforme o que cremos e quando se fala em Crêr em Jesus não é apenas acreditar Nele más sim viver Ele.)

Quando se assenta a mesa está se dizendo que tem comunhão, se faz aliança com as pessoas que ali estão e no vs 34 isso foi feito em sinal de aliança.

Ap 3. 19-21

O Chamado de Deus hoje é para o arrependimento, aliança e comunhão além de nos chamar para a vida eterna através do sacrifício de Cristo.

Irenilson Macêdo de Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Familia de Mattos

Familia de Mattos
Abençoados por Deus