"Mesmo que não escrevas livros, és escritor da tua vida.
Mesmo que não sejas Van Gogh, podes fazer de tua vida uma obra de arte."

CASAMENTO E RELACIONAMENTOS


DICAS PRÁTICAS PARA RESOLVER INCONVENIENTES

Faça um planejamento cuidadoso do seu casamento para evitar transtornos. (Istockphoto, Getty Image)
Previna os inconvenientes que podem transformar o seu casamento em um desastre.

Certifique-se em estar de acordo com o seu parceiro sobre cada aspecto do casamento

- Trate de reservar os serviços com antecedência, para depois não ter que se conformar com segundas opções.
- Ao escolher os fornecedores, assegure-se de contar com referências de outros clientes.
- Faça um orçamento e respeite-o. Guarde sempre 20% do valor total como fundo de reserva para cobrir qualquer gasto inesperado.
- Se você pretende cotar o custo com os convidados, resista à tentação de gritar aos quatro ventos que você vai se casar. Informe somente aos amigos mais íntimos até estar seguro de quem você vai convidar.
- Criar uma lista de convidados requer tato, poder de negociação e compromisso. Algumas pessoas podem ser convidadas para a recepção, outras para o jantar.
- Convide os amigos que não puderam comparecer no dia para assistir o vídeo da festa.

Delegue tarefas concretas aos membros mais intrometidos

Assim eles se mantêm ocupados e não poderão interferir em outras áreas.
- Considere contratar os serviços de um organizador de casamentos. Estas pessoas podem resolver as situações mais estressantes e, se alguma coisa sair errada, você pode colocar a culpa nele.
- Faça todas as reservas por escrito e guarde todos os recibos de pagamentos adiantados.

A situação familiar é complicada?

- Se há padrastos e madrastas, decida o quanto antes quem conduzirá a noiva ao altar. Você pode se esquivar do problema pedindo a um amigo próximo que anuncie a decisão para os envolvidos, em vez de correr o risco de ofender os seus familiares.
- Reserve um tempo para refletir sobre a distribuição das mesas para os convidados, evitando um conflito na festa. Tradicionalmente, os pais se sentam à mesa principal, mesmo que estejam separados, divorciados ou casados novamente.
- Outro potencial terreno perigoso é a escolha dos padrinhos e madrinhas de casamento. Dê tarefas úteis aos candidatos que não forem selecionados, como por exemplo, as organizações das despedidas de solteiro.
- Por último, mas não menos importante: defenda os seus gostos e lute para conseguir o que deseja.

CONHECENDO OS PAIS DO CÔNJUGE

É importante construir uma relação saudável com os pais do seu parceiro. (Istock)
Como você se dá com a família do seu cônjuge?

A rivalidade e o diálogo

A competitividade entre as duas mulheres mais importantes na vida de um homem pode ser feroz. É importante que você reconheça as diferenças, respeite a relação mãe-filho e não se intrometa neste aspecto. É óbvio que sua própria relação com seu parceiro é mais nova e não pode ser comparada. As diferenças de opinião podem surgir a qualquer momento, e evitar o conflito depende da liberdade de diálogo que você tem com o seu parceiro. É necessário que você saiba qual é a sua posição e evite os argumento do tipo: "ou ela, ou eu". O diálogo é fundamental. É assim que vocês decidem do que desejam falar, em que aspectos vocês concordam e discordam e quais são as questões que deverão ser privadas, como temas financeiros ou de saúde, por exemplo. Decidam juntos a flexibilidade das regras de criação dos filhos, a aceitação de visitas "surpresa" e a freqüência dos encontros com a família do seu cônjuge. Todo mundo precisa se sentir respeitado, de modo que você deve informar aos seus sogros caso se sinta injustiçada. Pode fazer isso pessoalmente, durante um café e sem a presença do seu cônjuge, ou pode começar a conversação por telefone se você se sentir menos intimidada. Um e-mail também é uma boa forma de propor um encontro. 

Tente se colocar na posição dos seus sogros, mesmo que isso seja difícil. De repente, um filho que eles criaram com tanto carinho tem um parceiro que faz as coisas de modo diferente e que analisa e subestima as opiniões e conselhos dos pais.

Valores familiares

Uma recorrente causa de conflito é a diferença de criação, valores e tradições. Cada família faz as coisas à sua maneira e nenhuma é melhor do que a outra. Portanto, tenha uma atitude flexível a respeito de pequenas coisas para prevenir tensões e criar uma atmosfera mais relaxada. É melhor que você se adapte às tradições estabelecidas, como reuniões e festividades, e assim poderá pedir ao seu parceiro que tenha a mesma relação de respeito com as regras da sua família. 

Compartilhar interesses comuns com seus sogros (cozinha, golf, cinema) pode ser um primeiro passo para construir uma amizade. Participe de atividades com seus sogros em que você possa ser de real ajuda. Por fim, não deixe que um conflito cresça; isso pode gerar ressentimentos e grandes mágoas futuramente.

A LINGUAGEM CORPORAL E O IDIOMA DO AMOR

Para um homem, é muito sexy sentir que você está segura e feliz. (Getty Images, Getty Images)
Você já se perguntou por que certas mulheres pouco atraentes não têm problemas em conquistar os homens? Apesar de o idioma ser maravilhoso, as mensagens mais poderosas que emitimos vêm da nossa linguagem corporal, que diz mais do que qualquer imagem.

A língua dos bebês

Quando nascemos, só podemos falar com o nosso corpo, de modo que aprendemos a conduta humana muito antes de ir à escola. Logo que passamos para a vida adulta, reprimimos esse conhecimento, com o objetivo de nos conduzir como criaturas sofisticadas. Não é difícil dar um passo para trás e aprender a ler o corpo das outras pessoas, para depois usar o nosso e dizer o que realmente queremos! 

Algumas pessoas são, por instinto, melhores no uso e interpretação da linguagem corporal, mas todos nós podemos aprender sobre este assunto. Se você conseguir trasmitir que é uma pessoa segura, amistosa, atraente e, o mais importante, que se sente atraída pela outra pessoa, conseguirá que ela se sinta relaxada quando estiverem juntos.

Lendo os sinais

Quando você estiver no meio de um grupo, observe os que estão à sua volta: "eles te olham fixamente enquanto conversam com você ou estão buscando "algo mais" com o olhar" Seus corpos estão inclinados ao seu com uma posição aberta, ou estão de costas, com os braços cruzados ou com as pernas cruzadas" Há muitos sinais que lhe dirão se estas pessoas estão realmente interessadas: os olhares de "reconhecimento" de curta duração, seguidos de contato visual prolongado são sempre um bom sinal. Se as pessoas sorriem quando te olham, mesmo que não estejam conversando com você, isso é um bom sinal.

Respondendo os sinais

A coisa mais sexy que você pode fazer é se mostrar segura e feliz, ainda que não esteja se sentindo assim. Sorria e você estará convidando os outros para sorrir também. Olhe diretamente ao seu objeto de desejo durante um tempo. Se a sua "presa" finalmente se aproxima, vire o seu rosto para ela, com as mãos sobre a saia ou flancos. Nunca cruze os braços na altura do peito, como se fosse uma barreira. 

Agora você pode começar a sedução verbal. Relaxe e comece perguntando sobre as coisas da pessoa, e escute com bastante atenção. Não há nada mais adulador e atraente do que alguém interessado no que você pensa e quer da vida.

SEGREDOS PARA MANTER O AMOR VIVO

Seja carinhosa para manter viva sua relação amorosa. (Getty Images, DCI)
A comunicação, o compromisso e o carinho são a chave para manter vivo um relacionamento.

Festividades perigosas

De acordo com os especialistas, os momentos do ano mais propícios para as separações são o Natal e o Dia dos Namorados. Isto não surpreende se pensarmos na enorme pressão que cai sobre o coquetel natalino: dificuldades financeiras pelos gastos com presentes, comida e roupas; encontros familiares tensos e excesso de álcool. Mas esta situação não melhora em junho. O Dia dos Namorados pode ser uma ocasião para celebrar o relacionamento com velas e um jantar romântico. Mas para muitos casais é um momento de grande frustração, quando a outra pessoa não cumpre suas expectativas, especialmente se tem problemas para manifestar seus sentimentos. Estes problemas não se resolvem magicamente nesta data. Mas há atitudes que você pode tomar durante todo o ano para salvar a sua relação das pressões.

Mantenha viva a chama do amor

- Tenha Uma boa comunicação que permita superar juntos os momentos ruins. Todos temos discussões que podem ser resolvidas com um diálogo construtivo.
- Seja flexível. Muitos casais decidem uma série de regras e ficam presos a elas, mesmo quando não conseguem lidar com isso. Este é um caminho para o desastre, portanto, prepare-se para a adaptação a diferentes situações. Cada problema é único.
- Dedique um tempo para a intimidade do casal, principalmente se vocês têm filhos. Separe uma noite da semana para deixar os filhos com uma babá e saia com seu esposo. Lembre-se de que a relação do casal é o que sustenta a família, e não o contrário. Se a sua relação desanda, você estará prejudicando o alicerce de sua família e os filhos é que sofrem as conseqüências.
- Demonstre carinho. Abrace o seu parceiro, celebre as vitórias e diga o quanto ele é querido. O carinho é um sentimento muito mais duradouro que o sexo. Se um casal pode manter viva sua relação afetiva, sua vida sexual também será boa. Entretanto, nos períodos em que a vida sexual não está tão boa, o carinho pode pavimentar a via de regresso ao sexo. Por exemplo, se você acabou de ter um filho e não está particularmente interessada em sexo, pode continuar abraçando e beijando seu parceiro, de modo que quando estiver pronta para voltar a fazer amor, não tenha que percorrer uma grande distância.



Familia de Mattos

Familia de Mattos
Abençoados por Deus