"Mesmo que não escrevas livros, és escritor da tua vida.
Mesmo que não sejas Van Gogh, podes fazer de tua vida uma obra de arte."

CARREIRA


ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA

Se você é uma mãe que trabalha, deve administrar seu tempo e não ficar se culpando. (Getty Images, DCI)
A principal dor de cabeça de toda mãe que trabalha fora de casa é decidir quem vai cuidar das crianças. As opções são creches, jardins da infância, babás e empregadas domésticas. Reserve algum tempo para pesquisar cuidadosamente cada alternativa.

Ajuda mútua

Uma rede de ajuda mútua composta pelo seu companheiro, família e amigos é de importância vital. Quando você estiver menos sobrecarregada, ofereça ajuda aos outros, assim você não se sentirá culpada quando tiver que recorrer a eles. E sempre é bom poder bater papo com alguém quando você estiver se sentindo angustiada.

Flexibilidade e Força

O primeiro passo para chegar a um equilíbrio bem-sucedido é compatibilizar os horários de trabalho com as obrigações familiares. Os empregos de meio período, os trabalhos que podem ser feitos em casa e as licenças remuneradas são opções interessantes. Cuide para que você tenha horários de saída fixos no trabalho. Você nunca encontrará um equilíbrio se viver chegando atrasada para colocar as crianças na cama. E também não é positivo para a vida particular levar trabalho para casa. No entanto, mantenha em mente que o mundo não vai acabar se você atrasar cinco minutos quando for buscar o filhos na escola, nem se uma vez ou outra pedir um pouco mais de tempo para entregar um relatório no trabalho. Deixe a culpa de lado: a não ser que você se transforme na mulher maravilha, nunca será capaz de agradar cem por cento nem ao patrão, nem à família.

Tempo para você mesma

Reserve um tempo para si mesma. É comum nós, mulheres, nos sentirmos tão culpadas por não dedicar tempo suficiente aos filhos, que não reservamos nenhum momento para relaxar. Uma sessão de massagem de vez em quando ou freqüentar regularmente a academia podem ajudar a descarregar o estresse e dão uma folga tanto das pressões profissionais quanto das familiares. E é igualmente importante dedicar tempo ao seu parceiro!

CASAIS QUE FIZERAM DO ROMANCE O SEU MELHOR NEGÓCIO

É possível que amor e negócios caminhem juntos. (Getty Images, DCI)
Você trabalha com seu parceiro em uma empresa própria? Veja os pontos fundamentais para preservar o seu casamento e desenvolver um negócio bem-sucedido.

Empresários casados

Um homem e uma mulher se conhecem, se apaixonam, decidem conviver e formar uma família. Isso é a evolução natural de um casal; um vínculo fundamentado nos sentimentos amorosos. Mas o que acontece quando marido e mulher compartilham um negócio? Convertem-se automaticamente em bons sócios comerciais? A grande vantagem é a confiança na direção e no rendimento econômico. Harmonizar a vida familiar com o sucesso de uma empresa não é tarefa fácil, mas os casais que conseguem isso obtêm múltiplos benefícios em suas vidas. Qual o primeiro passo? ?Aprender a separar os temas domésticos dos profissionais. Isso quer dizer que é necessário não levar os problemas do casamento para a empresa, nem os da empresa para casa?, sinaliza Estela Pereyra Baker, profissional em psicologia do trabalho.

Um depoimento

Gabriel Bua e Sandra Segovia são os proprietários da Incofestands, uma empresa argentina de instalações comerciais e estandes para feiras que foi fundada em 2003 e hoje possui 25 funcionários. Eles têm 17 anos de casados e dois filhos homens com idades de doze e onze anos. Gabriel tinha um sócio com quem trabalhou junto durante doze anos na construção de estandes. Quando esta sociedade acabou, o casal decidiu extrapolar o matrimônio e se instalar com determinação no mercado. "Temos que estar atentos aos problemas e buscar a forma de limitá-los: casa e empresa não se misturam. O mais importante é se organizar, treinar os funcionários para poder delegar tarefas e cumprir os papéis fora do trabalho", observa Sandra.

Separando as emoções

Pereyra declara que, para construir uma empresa com sucesso, o segredo é "não perder o foco dentro do mercado e saber qual é a minha função na família". Um casal de empresários deve estar seguro de que seu negócio deve crescer, gerar resultados e ser lucrativo. Isto, que em um primeiro momento parece ser tão básico, é que atrapalha quando as emoções entram em cena e se cria um círculo vicioso, onde o vínculo se deteriora porque o negócio não prospera. No âmbito do lar, é necessário aprender a não falar sobre a empresa e a dedicar a devida atenção aos filhos e à relação pessoal, além de reservar um tempo livre. Como conseguir isso? A especialista afirma que se pode alcançar isso aprendendo a "separar as emoções". Por exemplo, discutir todos os assuntos profissionais pendentes no espaço do trabalho e encarar as questões pessoais fora do escritório.

EMPRESA + CASAL = UMA FAMÍLIA FELIZ

Parceiros no amor e nos negócios. (Getty Images, DCI)
Filhos, casa, dinheiro, clientes, tudo se une quando um casal administra sua própria empresa. Saiba como alcançar o sucesso sem cair no meio do caminho.

Sinais de alerta

Estima-se que setenta por cento das pequenas empresas são familiares. Dentre elas, somente vinte e cinco por cento conseguem se desenvolver. Isso acontece porque o empreendimento que nasce de uma boa idéia começa a gerar lucros, cresce, e a estrutura se torna mais complexa e, portanto, exige novos desafios. Para um casal, é fundamental, na evolução da sua empresa, reconhecer os pontos positivos e negativos dos membros, determinar os papéis de cada um e aprender a respeitá-los. É muito importante detectar se os funcionários estão sobrecarregados de trabalho: este é um sinal de que eles precisam de ajuda. Cabe ao empresário realizar as tarefas que não pode delegar: prospectar clientes, abrir mercados, desenvolver produtosserviços, dependendo do caso.

O amor não pode tudo

?Em muitos casos, aconselho incorporar um funcionário que seja um colaborador, que seja a ponte entre o matrimônio e o pessoal, e que se reporte ao casal. Isso dá mais tempo para ambos pensarem em outras tarefas. Se eles têm muitos problemas, é porque falta na empresa alguém para delegar tarefas. O casal acaba lidando com os filhos através de um telefone celular?, exemplifica a profissional Estela Pereyra Baker, que tem vinte anos de experiência em assessoria deste tipo de empresa. Uma boa solução é contratar pessoal idôneo e, no caso de incorporar outros familiares como empregados, é fundamental estabelecer regras claras e seguir as normas previstas na lei.

Segredos para uma sociedade de sucesso

  • Separar a empresa da família. Resguardar o casal e os filhos, evitando levar as questões pessoais ao ambiente de trabalho e vice-versa.

  • Como empresários, focar no objetivo principal: trabalhar para criar um negócio de sucesso no mercado.

  • Realizar freqüentes capacitações profissionais.

  • Prestar muita atenção à falta de comunicação, de reconhecimento e de motivação das pessoas. 

  • Estes são três problemas relacionados e comuns em todas as empresas.

  • Não improvisar. Assumir e enfrentar os problemas é o primeiro passo para corrigir o direcionamento e tomar decisões corretas.

  • Pedir ajuda profissional. 

  • Buscar um assessor pode ser uma boa opção sempre, desde que não se pense que apenas pagar um consultor vai solucionar os problemas. 

  • Enfrentar a realidade e tomar decisões exige modificar critérios e condutas.


  • Familia de Mattos

    Familia de Mattos
    Abençoados por Deus